Espetáculos de Teatro

Conto em Cantos possui 05 espetáculos de teatro em seu repertório e cada espetáculo foi criado por diferentes pesquisas e pontos de interesse.

AMAZÔNIA ADENTRO

Teatro para crianças, jovens e adultos

 

Barbra e Sirona são vizinhas ribeirinhas no Amazonas. Sozinhas numa canoa desejam chegar a Parintins e participar da “Festa do Boi”. Nesta viagem percorrem uma trajetória mítica que envolve universos humanos e amazônicos, resgatando lendas, tradições, músicas, superstições e encantamento do povo ribeirinho. O espetáculo possui texto inédito de Solange Dias, criado a partir da pesquisa de campo realizada pelas atrizes Juliana Offenbecker e Priscila Harder em 2008 e 2009 em comunidades ribeirinhas da Amazônia (Amazonas e Pará), trilha sonora de Fabio Freire e canções do poeta manauara Celdo Braga. Para a companhia: trazer à cena teatral as Lendas Amazônicas, é buscar aproximar crianças, jovens e adultos deste universo de magia repleto de seres encantados e misteriosos.

Duração: 60 minutos

FORÇA, LUZ e VITÓRIA!

MARINHAR

Teatro para crianças

 

Marina é uma menina criativa, gosta de inventar moda, escolher coisas diferentes e sonha em ser um dia uma grande marinheira. Flora, sua irmã mais velha, acha tudo uma grande bobagem. Até que certa manhã algo estranho acontece no quarto das duas irmãs e, por meio de uma grande brincadeira, Marina passa por aventuras no mar e em outras terras sempre defendendo seu original jeito de ser.

 

Duração: 50 minutos

VOZ INVENTADA

Teatro-narrativo com poemas de Manoel de Barros

 

“Existia um menino que carrega água na peneira”... Assim começa este espetáculo repleto de poemas contados, encenados e cantados. Descobrindo como usar as palavras este menino vira um poeta que brinca e inventa o que quiser e desta forma outras histórias vão surgindo de sua imaginação, poemas ganham uma nova composição musical e brincadeiras com palavras são retiradas da “caixinha de despropósitos” numa interação com a platéia. VOZ INVENTADA é desta maneira um espetáculo narrativo que tem como história base poemas de Manoel de Barros.

Duração: 50 minutos

 

POR UM FIO

Uma comédia para todas as idades

 

Nesta peça, personagens inusitados constroem uma engraçada narrativa repleta de quiproquós e desaventuras.Rosália uma moça muito abastada, pede aos seus empregados um copo de água e estes, um a um, vão até o poço da casa e não voltam mais. Rosália, estranhando o sumiço, vai ao encontro deles e se depara com todos os empregados chorando diante do poço. A corda do balde do poço está por um fio e os empregados acreditam que se o balde cair, acontecerá uma sucessão de horrores que culminará numa terrível tragédia: O Fim do Mundo! Rosália perde a paciência diante de tanta tolice e sai em busca de novos criados mais inteligentes, mas nem imagina que nesta jornada encontrará um mundo cheio de absurdos.

Duração: 70 minutos

A MENINA DA LAGOA

Novo Espetáculo de Teatro para todas as idades

 

O aparecimento em público pela primeira vez de uma menina de 07 anos causa um reboliço na sua comunidade. Benta é considerada bruxa de nascença porque é a sétima filha mulher.

A partir de então, estranhos acontecimentos surgem na região – cantorias em um dialeto desconhecido, bagunças no rancho de barcos, clarões nos céus da madrugada, dentre outras, trazem à tona as suspeitas de bruxaria.

O espetáculo traz em sua história o vocabulário “manezinho”, a festa do boi de mamão, cantigas populares como a ratoeira, o mistério da magia presente nas histórias populares de Florianópolis, o trabalho manual na construção de barcos e no trançado da renda de Bilro, preservando e divulgando a memória da cultura brasileira.

Duração: 60 minutos